domingo, 16 de setembro de 2007

Sistemas de Apoio à Decisão

Resumo da 4ª aula - 11/09/07: Sistemas de Apoio à Decisão
Estudo de Caso 05 – Gestão do Conhecimento

Um sistema de informação é importante quando agrega valor e melhora os processos de uma organização, além de contribuir significativamente nos processos de tomada de decisões.
Os principais tipos de sistemas de apoio a decisão nas empresas são: Data Warehouse e Data Mining; Sistemas Baseados em Regras e Sistemas Especialistas; ERP (Enterprise Resource Planning); CRM (Customer Relationship Management); e Gestão do Conhecimento.
Com o mercado competitivo e extremamente dinâmico, as organziações são forçadas a se manterem atualizadas e buscando novos conhecimentos para melhorar suas competências.
Para garantir a qualidade de seus serviços e produtos e manter competitividade, a busca pela inovação é contínua. Um sistema de Gestão pelo Conhecimento tem sido apontado como uma solução para as organizações que desejam ter o controle e o domínio do aprendizado contínuo.
O conhecimento é um dos recursos mais importantes de um negócio. As empresas percebem que a qualidade de seus produtos e serviços depende do uso eficiente do conhecimento desenvolvido e compartilhado por seus colaboradores. Por essa razão, deve investir na criação de um ambiente que favoreça a criação, o domínio e a inovação do conhecimento.
A gestão do conhecimento pode ser definida como “um processo sistemático de capturar, organizar e comunicar conhecimento tácito e explícito aos membros de uma organização, permitindo que sejam produtivos em seu trabalho e na tomada de decisão” (ALAVI e LEIDNER, 1999). Esse processo é baseado em práticas e tecnologias que motivem a permuta de conhecimento, para que seja replicado e ampliado em todos os pontos de uma empresa.
Estudamos em classe o caso da Cuatrecasas, uma das maiores firmas independentes de Direito da Espanha, com 17 escritórios na Europa, Portugal, Estados Unidos, Bélgica e Brasil.
Antes cada escritório da empresa tinha um sistema de arquivo próprio e não havia uma ferramenta sistemática para que seus advogados e funcionários buscassem, acessassem e trocassem conhecimento entre si.
Até que em 2002, a Cuatrecasas implantou uma solução de Gestão de Conhecimento da Hummingbird Enterprise.
Foi criada uma plataforma padronizada para centralizar o gerenciamento de documentos, a colaboração e compartilhamento de informações, usando uma única interface na Web.
Com essa solução, os benefícios foram vários: 10% de redução de tempo gasto no gerenciamento de documentos; o tempo de manutenção nos sistemas desconectados também diminui 10%. Criou-se ainda uma solução Extranet para que os clientes consultassem os documentos relacionados aos seus casos de forma eletrônica. Ademais, ganhos no fluxo de caixa de US$700.000,00/ano e uma taxa de retorno sobre o investimento de 84%. Em suma, o sistema se pagou em 1,2 anos. Um excelente investimento.
Ao aplicar a Gestão do Conhecimento para empresas como a Poltex – Polido Têxtil S/A, podemos afirmar que um sistema desses seria uma solução importantíssima para os Departamentos Técnicos de Processos e Desenvolvimento de Produtos da empresa.
Como a moda é cíclica, de tempos em tempos produtos retirados de produção são reeditados com nova roupagem, é necessário ter o domínio e a gestão do conhecimento adquirido no passado e com novas informações para o novo produto do presente.

Nenhum comentário: