domingo, 16 de setembro de 2007

Introdução ao Banco de Dados

Resumo da 3ª aula – 29/08/07:
Introdução ao Banco de Dados

Um banco de dados é um conjunto de dados inter-relacionados logicamente. Um sistema de gerência de banco de dados (SGBD) é um conjunto de programas que permite a criação e o gerenciamento de banco de dados; permite a definição, a construção e a manipulação de bancos de dados.
Os sistemas de gestão de banco de dados realizam os seguintes serviços:
1. Controle de redundância;
2. Compartilhamento de dados e controle da concorrência de usuários para acessar o banco de dados;
3. Restrições de acesso multi-usuário;
4. Controle de transações;
5. Backup (cópia de segurança) e restauração de dados;
6. Segurança dos dados;
7. Restrições de integridade.

Um banco de dados é freqüentemente utilizado e acessado através de diversos programas e aplicativos para apoiar decisões nos três âmbitos da organização: estratégico (alta direção), tático (nível gerencial) e operacional (nível técnico-operacional).
Ter um único banco de dados organizacional é o ideal para as empresas. No entanto, essa não é a realidade comum nas organizações. Com isso torna-se necessário lidar com diferentes bancos de dados e sistemas de arquivos variados. Problemas de integração de dados são comuns no dia-a-dia das empresas.
No caso de nossa empresa, nosso ERP não contempla a gestão de Recursos Humanos. O Departamento de RH utiliza um sistema específico para atender essa necessidade. Um dos pré-requisitos para a aquisição desse sistema foi sua compatibilidade e integração do banco com o banco de nosso ERP. Como ambos tinham banco Oracle foi fácil atender.

Nenhum comentário: