domingo, 16 de setembro de 2007

Introdução aos Sistemas de Informação

Resumo da 1ª aula – 27/08/07:
Introdução aos Sistemas de Informação

Todo sistema, usando ou não recursos da Tecnologia da Informação, produz e manipula informações. Portanto, deve ser considerado um sistema de informações.
A informação é um dado tratado, útil e com valor significativo para atender uma necessidade. O dado é uma parte da informação. Pode ser um conjunto de números, de letras ou ambos. O dado isoladamente não diz nada e não transmite conhecimento.
No mundo moderno que vivemos, o volume das informações cresce substancialmente. As informações estão cada vez mais acessíveis às pessoas através dos meios de comunicação, principalmente através da internet, da televisão, jornais, revistas etc. Com esse volume todo de informação, torna-se extremamente necessário a seleção e a organização da mesma, para sua utilização racional e com resultado positivo.
A chave do sucesso para as organizações passa pela informação e pelo conhecimento. As informações são essenciais à sustentação dos negócios, à manutenção dos clientes, ao conhecimento dos concorrentes e do mercado que atua, à influência dos governos federal, estadual e municipal, e a uma visão do futuro do empreendedor.
A informação nesse novo milênio é a alma do negócio. Quando aplicamos esses conceitos para a indústria têxtil, a informação literalmente é considerada um recurso tão importante quanto às matérias-primas e insumos produtivos. A garantia do sucesso depende de pontos importantes que envolvem a informação, como segue abaixo:

1) Qualidade: saber fazer produtos melhores do que os dos concorrentes. Para isso é preciso ter informação de como os concorrentes atuam e ter conhecimento para superar a concorrência;
2) Custos: apresentar produtos com custos inferiores aos da concorrência nacional e global. É preciso ter informação de onde e como adquirir fontes de insumos com custos mais competitivos;
3) Tempo: ter informação sobre o tempo de atendimento dos concorrentes para fazer melhor e com mais agilidade;
4) Flexibilidade: ter a capacidade de mudar quando necessário e de forma ágil para sair na frente no mercado.

Assim sendo, conhecer a concorrência local e global, as tendências internacionais da moda, as novas tecnologias (máquinas, equipamentos e processos) são condições fundamentais para o sucesso e a competitividade da organização.

Nenhum comentário: