domingo, 16 de setembro de 2007

Palestra Modelos de Processos

Resumo da 5ª aula - 12/09/07:
Palestra: Modelos de Processos e modelos conceituais de referência como ferramentas para melhoria organizacional e de sistemas automatizados de apoio

Foi feito um breve histórico do início da informática no mundo, quando na década de 50 e 60 surgiram os primeiros computadores, também chamados equipamentos valvulados.
Os sistemas de informação, segundo o palestrante, têm uma tendência normal a entropia, ou seja, número exagerado de manutenções, desordem e declínio do sistema até seu fim.
Os principais desafios dos sistemas de tecnologia da informação são: a interoperabilidade (operar em conjunto com sistemas variados); o desenvolvimento de novas funcionalidades de forma ágil e com reutilização (facilidade para adaptação); e a aderência aos objetivos do negócio.
Os benefícios da abordagem apresentada consistem no entendimento, documentação e padronização do conceito de um determinado domínio; da reutilização do conhecimento; da gestão do conhecimento e busca inteligente; interoperabilidade de dados e conhecimento.
Na década de 80 surgiu a modelagem e reengenharia de processos com os objetivos de proporcionar:
- Entendimento e documentação de processos;
- Melhoria de processos através de técnicas de simulação;
- Derivação de requisitos de aplicações computacionais;
- Derivação de critérios de decisão para compra de soluções disponíveis no mercado existente;
- Extração de conhecimento do modelo conceitual de referencial;
- Suporte e integração de aplicação.
O que podemos tirar de aprendizado nessa palestra é a importância do mapeamento de todos os processos empresariais nas organizações, desde os processos técnico-operacionais, envolvendo os departamentos produtivos até os processos administrativos.
O mapeamento desses processos é o passo inicial para atender melhor as organizações e buscar a melhoria contínua de suas atividades empresariais.

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