domingo, 16 de setembro de 2007

Sistema de Tecnologia da Informação

Resumo da 2ª aula – 28/08/07:
Sistema de Tecnologia da Informação


Definimos Sistema como um conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para alcançar resultados e objetivos. Fazem parte de um sistema: objetivos, ambiente, recursos, componentes humanos, funções, procedimentos e gestão.
Um sistema de informação é um processo de transformação de dados em informações que são usados na estrutura de decisão de uma organização e que proporciona a sustentação administrativa, visando a otimização dos resultados.
Existem 3 tipos de sistemas:

Reais e tangíveis: referem-se aos sistemas de equipamentos e máquinas;
Abstratos e intangíveis: consistem em planos e hipóteses;
Mistos: combinas os sistemas reais e abstratos.

Um sistema de informação com tecnologia da informação consiste num conjunto de software, hardware e respectivos procedimentos que antecedem e procedem ao software.
Existem várias razões para investir num sistema de tecnologia da informação, dentre elas: aspectos ligados a qualidade, produtividade, rentabilidade, perenidade e competitividade empresarial.
Os sistemas servem como suporte para solução de problemas nos níveis estratégicos (SIEs), táticos (SIGs) e operacionais (SIOs) e são úteis para o suporte para decisões, segurança nas informações, redução da carga de trabalho, redução de custos e desperdícios, controle das operações.
O ciclo de vida dos sistemas de tecnologia da informação compreende 8 etapas:
1. Concepção
2. Construção
3. Implantação
4. Customização
5. Maturidade
6. Declínio
7. Manutenção
8. Morte do sistema.

A importância da informação para as organizações é notável. O enorme salto tecnológico ocorrido nas últimas décadas transformou a execução do trabalho. Cada vez mais as empresas vêem os sistemas de TI como indispensáveis aos negócios.
Na Poltex – Polido Têxtil S/A temos um ERP que contempla toda a cadeia têxtil (fiação, malharia, tinturaria, estamparia, acabamento, confecção) e gestão administrativa (Vendas, Suprimentos, Financeiro, Contabilidade). Esse ERP não contempla a área de Recursos Humanos, sendo necessário utilizar um sistema específico para a gestão de Folha de Pagamento.

Nenhum comentário: